Métodos Gráficos Cardiológicos

Orientação Geral

Morrem por ano no Brasil 300 mil pessoas, 1 a cada 2 minutos por doença cardiovasculares, por isso a consulta e os exames cardiológicos são fundamentais para a prevenção e a estratificação dos riscos. No Centrho Integrado de Saúde temos a disposição os seguintes exames:

Eletrocardiograma de Repouso (ECGR)
Exame rápido que analisa a atividade elétrica do coração (arritmias), assim como possíveis alterações do músculo cardíaco chamado de Miocárdio. Entretanto, como todo exame apresenta limitações diagnósticas: 25{beb6176828257cde222b82ab9fbd93e13d39edcc5b61ab1013d3850d19fa8a49} dos pacientes com Angina tem ECG de repouso normal, por isso a necessidade de exames complementares.

Teste Ergométrico (Eletrocardiograma de Esforço)
Exame realizado em esteira ergométrica em que se analisa a resposta Cardíaca ao Esforço em pacientes com suspeita e/ou doença cardíaca conhecida determinando diagnóstico e prognóstico; avalia também o estado funcional do sistema cardiovascular e procedimentos terapêuticos clínicos e/ou cirúrgicos. É de grande utilidade na Doença Arterial Coronária. Hipertensão Arterial, Arritmias Cardíacas e Avaliação de População Sadia em geral (check-up e condicionamento físico).

Holter (Eletrocardiograma de 24 horas)
O paciente permanece com eletrodos descartáveis posicionados no tórax e ligado a um pequeno aparelho, em geral colocado na cintura. Durante as 24 horas este deverá anotar suas atividades, sintomas eventualmente presentes e, seus respectivos horários. Permite identificar muitas arritmias não visualizadas no eletrocardiograma comum e até doença arterial coronária assintomática.

Mapa (Mapeamento Ambulatorial da Pressão Arterial)
Este aparelho registra a pressão arterial em intervalos determinados durante 24 horas (leva-se em consideração o cotidiano do paciente), onde se observa as mudanças de pressão arterial assim como sua correlação com a atividade praticada pelo paciente.

live-health

MRPA (Medida Residencial da Pressão Arterial)
É o registro da pressão arterial por método indireto, com três medidas pela manhã e três a noite, durante cinco dias. É realizado pelo paciente ou outra pessoa treinada, durante a vigília, no domicílio ou no trabalho. Este procedimento contribui para o diagnóstico e o seguimento da hipertensão arterial. A MRPA não deve ser confundida com auto-medida da pressão.

ITB (Índice Tornozelo Branquial)
Utilizado no diagnóstico de doença arterial periférica (DAP) e no prognóstico de eventos e mortalidade cardiovasculares. Mais recentemente na análise da Rigidez Arterial como diagnóstico e prognóstico na Hipertensão Arterial Sistêmica.