Serviços

Métodos Gráficos em Cardiologia

Orientação Geral

Morrem por ano no Brasil 300 mil pessoas, 1 a cada 2 minutos por doenças cardiovasculares, por isso a consulta e os exames cardiológicos são fundamentais para a prevenção e a estratificação dos riscos. No Centrho Integrado de Saúde temos a disposição os seguintes exames:

Eletrocardiagrama de Repouso (ECGR)

Exame rápido que analisa a atividade elétrica do Coração (Arritmias), assim como possíveis alterações do músculo cardíaco chamado de Miocárdio. Entretanto, como todo exame apresenta limitações diagnóstica: 25% dos pacientes com Angina tem ECG de repouso normal, por isso a necessidade de exames complementares.

 

TEste ergométrico
Teste Ergométrico (Eletrocardiograma de Esforço)

Exame realizado em Esteira Ergométrica em que se analisa a resposta Cardíaca ao Esforço em pacientes com suspeita e/ou doença cardíaca conhecida determinando diagnóstico e prognóstico; avalia também o estado funcional do sistema cardiovascular e procedimentos terapêuticos clínicos e/ou cirúrgicos. É de grande utilidade na Doença Arterial Coronária, Hipertensão Arterial, Arritmias Cardíacas e Avaliação de População Sadia em geral (check-up e condicionamento físico).

 

Holter
HOLTER (Eletrocardiograma de 24 Horas)

O paciente permanece com eletrodos descartáveis posicionados no tórax e ligado a um pequeno aparelho, em geral colocado na cintura. Durante as 24 horas este deverá anotar suas atividades, sintomas eventualmente presentes e, seus respectivos horários. Permite identificar muitas arritmias não visualizadas no Eletrocardiograma comum e até Doença Arterial Coronária assintomática

 

Mapeamento Ambulatorial da Pressão Arterial
MAPA (Mapeamento Ambulatorial da Pressão Arterial)

Este aparelho registra a Pressão Arterial em intervalos determinados durante 24 horas (leva-se em consideração o cotidiano do paciente), onde se observa as mudanças de Pressão Arterial assim como sua correlação com atividade praticadas pelo paciente.

 

Medida Residencial da Pressão Arterial
MRPA (Medida Residencial da Pressão Arterial)

É o registro da pressão arterial por método indireto, com três medidas pela manhã e três à noite, durante cinco dias. É realizado pelo paciente ou outra pessoa treinada, durante a vigília, no domicílio ou no trabalho, Este procedimento contribui para o diagnóstico e o seguimento da hipertensão arterial. A MRPA não deve ser confundida com auto-medida da pressão.

 

ITB (Índice Tornozelo Braquial)

Utilizado no diagnóstico de doença arterial periférica (DAP) e no prognóstico de eventos e mortalidade cardiovasculares. Mais recentemente na análise da Rigidez Arterial como diagnóstico e prognóstico na Hipertensão Arterial Sistêmica.

Onde realizar:
Unidade II

Av: Cap. Manoel Rudge, 646 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes - São Paulo

Tel./fax: 4796-4762 - e-mail: unidade2@centrho.com.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira das 10:00 às 16:30 hs.

O exame deve ser agendado.

Realizado por:

Dr. José de Ribamar C. Feitosa

CRM: 29.231

Especialista em Cardiologia

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS