+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
PSA
O que é PSA?

O PSA consiste na abreviação de antígeno prostático específico do inglês "ProstaticSpecific Antigen". Trata-se de uma  glicoproteína produzida pelas células da glândula prostática.  

Para que serve?

A principal utilidade do PSA , quando aumentado, consiste na diferenciação entre patologias benignas e malignas da próstata e monitoramento de recorrência da doença.  

Quem deve realizar?

Normalmente é indicada para homens acima dos 45 anos, porém, à critério do médico, a realização poderá ser indicada mais precocemente.  

Para que serve a relação entre PSA Livre e  PSA Total ?

Condições benignas tendem a aumentar mais a forma livre (forma não ligada às proteínas) do PSA enquanto que as neoplasias (câncer) tendem a aumentar mais a forma ligada às proteínas.  Então quanto maior a relação PSA Livre/PSA Total maior a chance de benignidade.  

O PSA aumentado significa câncer de próstata?

Não necessariamente. O PSA pode estar elevado em várias outras situações clínicas tais como: hiperplasia prostática, infarto prostático, prostatites (inflamações e infecções da próstata), entre outros. Desta forma o aumento do PSA deve ser analisado com muito critério, levando se em consideração o histórico e o exame físico do paciente.  

Outras situações podem influenciar na determinação do PSA? Quais?

Sim. Exercícios pesados, toque retal, ultrassonografia trans-retal, retenção aguda de urina, biópsia de próstata, massagem na próstata, ejaculação.

Qual o período que devo esperar para realizar o exame sem alterações?

Ultrassom trans-retal aguardar 24 horas; Exercícios pesados aguardar 24 horas; Ejaculação aguardar 2 dias; Toque retal aguardar 2 dias; Biópsia de próstata aguardar 4 semanas; Massagem na próstata aguardar 4 semanas.

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS