+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
Exames de Fezes
O resultado de um exame parasitológico de fezes pode ser negativo mesmo eu tendo todos os sintomas de alguma verminose?

Sim, Nem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é constante, sendo dependente do ciclo e de forma alternada.  

Quanto tempo após a coleta das fezes eu posso entregar a amostra para o exame parasitológico?

 Após a coleta se o mesmo permanecer refrigerado pode ser entregue em até 24 horas, não devendo ultrapassar este período.  

Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?

Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.  

Fiz um exame de Raio-X com Contraste por via oral. Posso colher as fezes para o exame parasitológico em seguida?

Não. Deve-se aguardar 3 (três) dias após a ingestão do contraste para realizar a coleta das fezes.  

Posso colher as fezes estando menstruada?

Sim, porém deve-se tomar o cuidado necessário para que o sangue não contamine as fezes. Se a coleta for efetuada com atenção, a menstruação não impedirá que o resultado do exame parasitológico de fezes seja confiável. Se o exame for pesquisa de sangue oculto nas fezes, a amostra não deverá ser colhida durante o período menstrual.  

Há algum problema se as fezes forem  contaminadas com urina durante a coleta?

Sim. É importante evitar o contato das fezes com a urina pois a contaminação acelera a fermentação bacteriana, prejudicando a conservação da amostra.  

Como é o procedimento para a coleta de fezes?

São necessárias fezes frescas coletadas no frasco plástico. No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a 5 colheres plásticas fornecidas com o frasco de coleta. Se as fezes estiverem liquefeitas, pelo menos 10 mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise. As fezes deverão ser coletadas originalmente num recipiente limpo e a seguir transferidas para o frasco coletor.  

Por que são necessárias 3 (três) coletas de amostras para o exame?

Um número maior de amostras aumenta a possibilidade de se encontrar o parasito ou seus cistos, ovos ou larvas. Mas, é importante que se colete uma pequena amostra em dias intercalados e que as amostras não ultrapassem a metade do recipiente.

Por que fazer dieta para exame de sangue oculto?

Porque, dependendo da metodologia utilizada, algumas substâncias presentes em alguns alimentos, suplementos ou medicamentos podem apresentar componentes químicos parecidos com o sangue, e assim resultar em reação "cruzada", levando a um resultado falso positivo. A pesquisa de sangue oculto, independentemente do método utilizado, não deve ser realizada em pacientes com sangramento menstrual, hemorróidas ou sangramento gengival.  

Para o exame de rotavírus, como devo proceder para coletar a amostra de fezes?

Qualquer amostra de fezes de qualquer evacuação pode ser colhida em recipiente limpo e seco. O frasco deve ser entregue o mais rápido possível ao laboratório, para que a análise não fique prejudicada.

 

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS