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Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
Stress
O que é stress?

Palavra muito usada no mundo moderno, o stress é uma parte essencial das nossas vidas, nos dando ímpeto, vitalidade, motivação e progresso. Por outro lado, o stress é a raiz de inúmeros problemas econômicos, médicos e sociais. O stress é a resposta fisiológica, psicológica e comportamental de um indivíduo que procura adaptar-se às pressões internas e externas.

Quando posso afirmar que alguém está stressado?

Geralmente afirmamos que uma pessoa está estressada, quando o volume de fatores estressante (ou tensões), sejam de natureza psicossociais e comportamentais, ultrapassam o limite de adaptação daquela pessoa. Logo quando os problemas do dia a dia saem da proporção da adaptação e, passa a afetar o comportamento da pessoa.  

Quais as consequências físicas e psíquicas do stress?

A informação do meio ambiente é processado de duas maneiras: Via Inconsciente (SNA) – atuam preparando o organismo para uma ação potencial seja física ou emocional. Via consciente – responsável pela percepção, avaliação e tomadas de decisões para o estímulo. Como consequência temos: ansiedade, medo e preocupação, levando a produção de elementos químicos no corpo chamados de “hormônios de tensão”, alterando a FC, FR, Ritmo do coração, Sudorese, Palidez, entre outros;

Quem está sujeito ao stress?

São as pessoas biotipo competitivas, impacientes, ambiciosas e que vivem no seu cotidiano sob constante pressão. Diria ainda que as situações que nos causam preocupações, raiva e medo e, que nem sempre podem ser resolvidas lutando ou fugindo delas.  

Qual a relação entre o stress e o coração?

Sabe-se que as pessoas com padrão comportamental tipo “A” de Friedman – competitivas, ambiciosas, impacientes (pavio curto), são mais propensas as doenças do coração. Esta situação fica mais agravada com a presença dos chamados fatores de risco – fumo, obesidade, dislipemias, diabetes...  

Como posso detectar o stress?

Não é fácil reconhecer o stress em si mesmo. Algumas dicas: fumar ou beber mais que o habitual; Perder o apetite ou comer em demasia ou ao seu ritmo normal; Insônia, cansaço fora do comum, irritabilidade; dificuldades em tomar decisões do dia-a-dia e dificuldade em se concentrar.

O que fazer para evitar o stress?

A solução mais comum é o uso de medicamentos, porém o ideal é a prática de exercícios de relaxamento de preferência feita todos os dias – média de 30 minutos – trabalhos demonstram redução de cerda de 30% das complicações cardiovasculares. Exercícios físicos regulares e lazer. Resumindo, contra o stress, VIVER BEM É A MELHOR SOLUÇÃO.  

O que se entende por stress imediato, tardio e clássico?
  • Stress imediato – é a pronta resposta do organismo a uma ameaça, onde o mesmo aloca recursos para ganhar força e velocidade (preparação de readaptação do organismo ao estágio anterior);
  • Stress tardio – após alguns minutos da reação – lutar ou fugir – o organismo passa por novas alterações para estabilizar e recompor-se (reação de readaptação do organismo ao estágio anterior);
  • Stress clássico – é a reação imediata ativada de maneira frequente e contínua, levando a prejuízo do sistema Imunológico, Cardíaco e cerebral.  
Como o organismo luta contra o stress?
  • Cérebro – estimula as glândulas suprarrenais que começam a despejar substâncias ativas no organismo; estimula produção de glicocorticóides – para utilização da glicose;
  • Fígado – transforma o açúcar armazenado sob forma de glicogênio em glicose, dando mais energia.
Como nasceu o conceito de stress?

Nasceu nos anos 30, por um famoso Endocrinologista, HANS SELYE – retirando este conceito da Física, onde a tensão contínua e constante de um objeto, leva deformar-se de sua forma inicial –adaptação.

As crianças estão sujeitas ao stress?

Sim. Basicamente os sintomas das crianças são iguais ao do adulto e, reflete o excesso de cobrança dos pais.

Como buscar o equilíbrio?

O importante é gostar do que se esta fazendo. Busque identificar suas características pessoais que varia de pessoas para pessoas. Lembre-se: é a atividade prazerosa do dia-a-dia que compensa o stress.

  •  Meditação – pessoas com psoríase e que combinam a terapêutica convencional com a meditação, reduzem seu tempo de tratamento de 95 para cerca de 45 dias em média;
  • Massagem – bebês prematuros massageados por 10 dias ganharam 47% de peso a mais que os demais bebês e tiveram sua permanência reduzida em cerca de 1 semana;
  • Exercícios – os atletas referem sentir menos ansiedade depois de 30 minutos de esteira com o EEG mostrando mudanças positivas.  
O que é stress positivo e negativo?
  • Stress positivo – vitalidade, entusiasmo, humor e perspectivas...
  • Stress negativo – fadiga, irritabilidade, falta de concentração, depressão, baixa produtividade...  
Stress é doença?

Inimigo silencioso, o stress é um verdadeiro inimigo do nosso organismo. É considerado o mal do século. A principio o stress não é doença e, se, uma adaptação de fator estimulador. Entretanto, quando estes fatores se tornam contínuos e crescentes, nos levam a alteração do equilíbrio mente e corpo, gerando stress.  

Quais as situações de alarme do stress?
  • Diminuição da capacidade de concentração;
  • Diminuição da produtividade;
  • Perda do entusiasmo em praticar atividades habituais;
  • Insônia;
  • Tensão muscular;
  • Irritabilidade;
  • Suor frios (mãos);
  • Perda de memória...

 

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