+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
Gripe
O que é gripe?

A gripe é causada por um vírus, sendo considerada uma das doenças mais antigas da humanidade. Foi descrita pela primeira vez em Hipócrates em 412 a.C. Apesar de ser conhecida a tanto tempo, seu controle é difícil pelo seu poder de habilidade em mudar rápida e facilmente suas características, por isso não exista uma forma de gripe e sim, uma variedade.  

Quais os tipos de vírus?

São 3 formas de vírus: A, B e C. O mais perigoso é o A, embora o B possa ser letal. Em um ano normal de gripe, vão a óbito de 3 a 4 mil pessoas.  

Qual o problema atual da Gripe?

O surto atual de Gripe, vem comprometendo principalmente, as pessoas idosas. Este surto já era previsto pelos especialista da OMS, através do vírus A, com sua mutação chamada de A-SYDNEY H3N2. O grande problema é adivinhar qual ou quais as formas de vírus que irão atacar, para que se possa fazer uma vacina de maior eficácia.  

Qual o problema da vacina?

É importante lembrar que não existe no mundo um mecanismo eficaz para prevenir surtos ou erradicar a gripe. E, não há uma vacina que evite a doença. A vacina apenas ameniza e reduz suas complicações. Infelizmente a vacina não funciona em todo mundo, já que o sistema imunológico das pessoas, em especial, dos idosos, nem sempre respondem a vacinação como se quer.  

Quais as providencias no Brasil?

O governo reduziu a idade de 65 anos para 60 anos para a vacinação, sendo planejada para Abril, nos Postos de Saúde. Estima-se a vacinação de 14 milhões de pessoas a um custo de R$ 30 milhões. Havendo grande progresso em relação ao ano passado, onde apenas 9 milhões de pessoas foram vacinadas. A Fundação Nacional de Saúde vem acompanhando a epidemia de gripe na Europa sem entretanto montar qualquer esquema especial de prevenção.  

Quais os sintomas típicos da gripe?

Febre, Cefaléia (dor de cabeça), Tosse, Anorexia (perda do apetite), Mialgias (dores musculares) e Fadiga.  

Como se pega gripe e quanto tempo demora do contágio aos primeiros sintomas?

A gripe passa de uma pessoa para outra em gotículas liberadas pelo aparelho respiratório (respiração). Elas não alcançam mais de 1 metro de distância. Os primeiros sintomas aparecem em média com 48 horas, com duração aproximada de 3 a 6 dias, período em que poderá haver temidas complicações.

Quais as complicações mais graves da gripe?

A pneumonia em especial bacteriana, é a mais comum. Há combinações entre vírus e bactéria ou só viral.Poderá ainda haver complicações cardíacas, hepáticas e do Sistema Nervoso.  

Porque a gripe é mais comum no inverno?

Não se tem certeza ainda. Mas, pode estar relacionada com a facilidade de haver uma umidade relativa do ar maior.  

Qual a forma eficaz de proteção contra a gripe?

A única forma de amenizar os efeitos da gripe é a vacinação. Sendo aconselhado sua utilização nos idosos, pneumopatas crônicos, desnutridos, sendo sua melhor indicação nos períodos de fevereiro e março.  

Quais as recomendações para combater as surtos de gripe?
  • Evitar recintos fechados e aglomerações de pessoas;
  • Evitar proximidade com pessoas infectadas pela gripe;
  • Utilizar as vacinas recomendadas pelas autoridades de saúde;
  • Alimentar-se bem, utilizando principalmente legumes, frutas, assim como ingerir bastante líquido;
  • Se gripado: faça repouso. Utilize doses de vitamina C associada com Analgésico, Antitérmicos neste caso, sugerimos ligar para seu médico.

 

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS