+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
Colesterol
O que é colesterol?

É um tipo de gordura que circula no sangue. Ao contrário do que se pensa, o colesterol age na construção dês células e, é importante matéria prima na produção de hormônios (especialmente os hormônios sexuais) e permite a síntese de vitamina D. Entretanto os padrões da vida moderno nos levaram a uma dieta cada vez mais rica neste tipo de gordura (aumento da ingesta), ou situações diferentes como, pré-disposição genética ou algumas doenças nos levam como consequência seu excesso - DISLIPEMIA. Quando seu aumento está presente no organismo, há uma pré-disposição do mesmo se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos levado como consequência a ATEROSCLEROSE.

O que é aterosclerose?

É uma afecção caracterizada por lesões com aspectos de placas (ateroma), comprometendo artérias de grande e médio calibres.  

O que é arteriolosclerose?

É uma afecção caracterizada por endurecimento das arteríolas, representando um substrato anatomopatológico de elevação das cifras pressóricas nas quadros de HAS.  

Quem deve medir o colesterol?
  • Todas as pessoas com mais de 52 anos;
  • Pessoas com pré-disposição genética para colesterol elevado (aqueles que tem pais ou irmãos com colesterol elevado) ou que tiveram IAM ou AVC com menos de 35 anos de idade;
  • Todas as crianças que tem pais com colesterol aumentado;
  • Obesos;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com hipotireoidismo;
Quais os sinais de colesterol elevado?
  • Acúmulo de gordura em áreas de atrito, como joelho e cotovelo (tuberosidade);
  • Espessamento do tendão de Aquiles; Acúmulos de gordura de cor amarelada nas pálpebras;
  • Presença de halo esbranquiçado ao redor da parte colorida dos olhos (pode ser normal em pessoas com mais de 60 anos);
Como saber se o colesterol está elevado?
  • Por meio do exame de sangue;
  • Por meio do exame físico;
  • Especial atenção devem ter os pais com as crianças que abusam dos chamados “Fast Food”.
Qual a relação entre alimentação e colesterol alto?

Sabe-se hoje, que a prevenção dos níveis de colesterol elevado relaciona-se fundamentalmente à alterações dos hábitos alimentares, em especial do abuso das chamadas gorduras saturadas, encontradas nas carnes vermelhas, ovos, pele de frango, entre outros.

Qual a importância do colesterol para o organismo?

Comumente considerado o grande vilão destruidor de artérias e causador de vários males à saúde, o colesterol é na verdade uma substância vital ao organismo humano. Entre outras coisas, ele permite as membranas das células desempenharem suas funções naturais; é necessário na produção de vários hormônios em especial dos hormônios sexuais e suprarrenais e permite a síntese de Vitamina D. Ele é tão importante, que 70% do colesterol presente no organismo é produzido pelo próprio organismo.

Qual a relação entre colesterol e doenças cardiovasculares?

Quando excessivo no organismo, o colesterol pode formar placas nas paredes das artérias, dificultando a circulação sanguínea – arterosclerose. Se seu depósito for nas coronárias, teremos ANGINA, IAM, INSUFICIENCIA CARDÍACA...- se for no cérebro teremos AVC em suas diversas formas – derrame. Se for nas paredes das artérias dos membros Inferiores, leva a claudicação intermitente – uma dor na batata da perna que obriga a pessoa a parar de andar após curto intervalo de tempo.  

Qual a relação entre colesterol e ataque cardíaco?

Como vimos, o excesso de colesterol no sangue leva a um depósito progressivo do mesmo nas artérias, levando a uma obstrução da artéria do coração – chamada de coronária – levando a morte do músculo cardíaco. O índice brasileiro é semelhante ao americano, principalmente pelo consumo de carne vermelha.  

Qual a relação entre colesterol e derrame cerebral?

Do mesmo jeito que no coração, o colesterol elevado vai progressivamente obstruindo os vasos do cérebro,levando a morte ou a incapacidade física.  

Como tratar colesterol elevado no sangue?

Devemos ter como meta, três atitudes básicas: 1º mudanças de hábitos básicas 2º realização de exercícios físicos regulares 3º abandono do cigarro e quando necessário, uso de medicação.  

Qual o papel do exercício para controle do colesterol?

O exercício físico aumenta a quantidade de colesterol BOM, melhorando o controle da taxa de gordura no sangue, além de contribuir para controle do estresse. O exercício deve ser realizado de 3 a 5 vezes por semana ou recomenda-se para os mais sedentários, caminhar cerca de 40 a 60 minutos. Se tiver mais de 35 anos ou fatores de risco com HAS, obesidade, DM, tabagismo, entre outros, procure seu médico para realizar um teste ergométrico para saber sua real situação de saúde.  

Qual a relação entre tabagismo e colesterol para o sistema cardiovascular?

O fumo agride as artérias, lesando seu endotélio, facilitando a formação de placas de aterosclerose, além de ser a causa mais frequente da Morte evitável. O fumo diminui o colesterol bom.

Qual a relação entre diabetes e colesterol elevado?

Quando associado ao diabetes, o colesterol é ainda mais nocivo, aumentando seu risco de 70 a 80% mais vezes de ter AVC em relação aos não diabéticos; 6% mais chances de ter IAM;  

Quais as medidas saudáveis para impedir o aumento do colesterol?

Mudanças dos hábitos alimentares; Prática de atividade física regular; Abandono do hábito de fumar; Usar carne branca de preferência; Se consumir carnes vermelhas – carne MAGRA e retire a gordura visível; Não abusar do excesso de consumo de ovo; Usar regularmente verduras e legumes em seu cardápio – especial a SOJA que contém fitoestrógenos e antioxidante.

O que é colesterol bom?

O colesterol bom é uma fração das Liporpoteínas que ajuda a retirar o Colesterol formador de placas nas artérias, levando-o para ser metabolizado e eliminado pelo fígado.  

O que é colesterol ruim?

É a fração da Lipoproteína que se deposita nas paredes das artérias, levando a formação de placas e progressiva obstrução dos vasos.

 

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS