+ Centrho

Dr. Feitosa Responde

Dr. Feitosa responde
Tudo que você queria (ou deveria) saber sobre a sua vida e saúde.
Saiba mais sobre como prevenir ou tratar algumas das doenças mais importantes em nossa sociedade.
Perguntas mais frequentes:
tabagismo (Cigarro)
O que é tabagismo?

O hábito de fumar ou tabagismo, é a forma mais comum de poluição de poluição ambiental nos dias atuais, sendo considerado um importante fator de Risco Cardiovascular.  

Quantas substâncias têm o cigarro?

Um cigarro contém de 4 a 5 mil substâncias químicas. Inala-se em média de 200 a 2.500 dessas substâncias. Só o cheiro tem reconhecidamente 400 substâncias tóxicas.    

Quantas substâncias inala-se ao fumo?  

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que existe diferença na Fumaça do cigarro que é tragado e do cigarro que esta em combustão no cinzeiro. A fumaça do cigarro inalado - chamado fumante ativo – rica em nicotina e alcatrão, liberam o monóxido de carbono e transforman-se em substâncias tóxicas. A fumaça que vem do cinzeiro que esta no meio ambiente, e que é inalada – fumante passivo - vem direto da combustão do cigarro, e se caracteriza por ser rica em substâncias cancerígenas.  

Qual a ação do tabaco no Sistema Nervoso Central?

Literalmente falamos da Nicotina. Ela age sobre o sistema nervoso Central, insinuando-se no processo de transmissão de informações entre neurônios. Os sinais nervosos viajam eletricamente, mas nas junções entre os neurônios exigem espaços, chamados de sinapse, que necessitam ser pulados. Nosso organismo utiliza mensageiros químicos chamados de neurotransmissores para completar o fluxo de informações entre elas. O que a nicotina faz é “enganar” as células nervosas, imitando o comportamento do neurotransmissor, levando a um período agradável de bem estar. Entretanto, o organismo reage ao logro, criando novos pontos de ligação entre as células. A saída para o fumante, é sempre mais em busca da sensação de prazer – logo cigarro é DROGA. O fumante aprende a extrair do cigarro o efeito desejado. Se estão tensos ou ansiosos, fumam para relaxar. Se estão com sono, buscam na nicotina a excitação e a atenção necessária para suas tarefas.  

Qual a ação do tabaco na aparelho cardiovascular?

É presumível que a ação do cigarro sobre o aparelho cardiovascular ocorra basicamente pela ação da nicotina e do Monóxido de Carbono. A Nicotina induz a maior dano tônus Simpático – liberação adrenérgica – aumento da Adesão e Reatividade Plaquetária, maior produção de radicais livres, maior dano no endotélio e, oscilando repetidamente a pressão arterial.  

Quais as doenças causadas no fumante passivo?

Doenças respiratórias: asma, rinites, otite e amigdalite. Além das ações sobre o sistema cardiovascular.  

Como está o consumo do cigarro no mundo?

Cada vez mais crescente, conforme a população mais atingida são de adolescentes.  

Existem processos de indenização contra as indústrias de tabaco?

O poder da indústria de tabaco é impressionante. Recentemente a Philips Morris pagou a família do norte americano Jessé Williams que fumou durante 42 anos e faleceu de câncer de pulmão, a quantia de U$ 81 milhões. No Brasil ainda não se tem notícia desse tipo de condenação. Existem processos em andamento que, inclusive ganharam em primeira instância, aguardando novo julgamento.

Existem métodos para parar de fumar?

Importante é entender a necessidade de parar de fumar. Com esta decisão tomada, o sacrifício fica mais fácil. Há necessidade de se identificar os gatilhos que levam aquele fumante ao vício. Logo, o trabalho é multiprofissional: médicos, psicólogos, fisioterapeutas...  

Conselho final:

Cigarro vicia por causa da nicotina. De todos os derivados do tabaco, o que mais contém Nicotina é o cigarro. Considera-se que 80% dos fumantes são dependentes e, já tem história de luta contra o consumo compulsivo. É tido como grande fumante o que acende o primeiro cigarro cinco minutos depois de acordar e fuma em média 20 cigarros por dia.  

 

SE VOCÊ TEM VONTADE DE PARA DE FUMAR OUÇA ESTE CONSELHO: A SINDROME DE ABSTINÊNCIA DA NICOTINA APARECE EM GERAL, DE 8 A 12 HORAS APÓS A INTERRUPÇÃO DO HÁBITO. ATINGE O AUGE ENTRE 5 A 7 DIAS E, SE MANTÉM CERCA DE 2 A 4 SEMANAS. POR ISSO, É DIFÍCIL DEIXAR DE FUMAR SOZINHO. DAÍ, A FORÇA DE VONTADE PARA PARAR DE FUMAR É A CONDIÇÃO PREPONDERANTE AO COMBATE DO TABAGISMO.

 

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS