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Dicas de Saúde

Dr. Feitosa responde
Obesidade

Causa principal: Erro na escolha dos alimentos (consumo de alimentos gordurosos, frituras, doces em geral) e consumo de grande quantidade de alimentos. Além disso, o aumento do peso corporal pode ser desencadeado pela baixa atividade física (sedentarismo), juntamente, como uma alimentação inadequada.

 

Consequências: ela também aumenta a chance de desenvolver outras doenças: diabete melito, colesterol alto (hipercolesterolemia), pressão alta (hipertensão) e insuficiência respiratória (asma, bronquite crônica, apnéia do sono), entre outras.

 

Objetivos do tratamento: O principal objetivo do tratamento não é apenas diminuir o peso, mas manter esse peso próximo ao ideal.

 

Como conseguir manter o peso perdido? Esse processo inclui:

    1) Conduta Alimentar: incorporar orientações de alimentação correta;

    2) Aumento da prática de atividade física: mobilizar o estoque da gordura corporal (diminuindo-a) e

    aumentando a massa muscular (aumenta a força e habilidade).

    3) Mudança do estilo pessoal: incluir atividades físicas e de lazer na sua rotina diária; melhorar a

    autoestima; evitar bebidas alcoólicas e fumo; procurar o médico rotineiramente (prevenção), ter

    hábitos alimentares saudáveis; evitar estresse no ambiente de trabalho.

 

Siga algumas dicas saudáveis:

    • Consuma saladas cruas no almoço e jantar;

    • Substitua cereais refinados por integrais;

    • Consuma pelo menos 3 porções de frutas diariamente;

    • Use óleos vegetais como óleo de milho, óleo de canola e azeite;

    • Beba sucos naturais em substituição aos refrigerantes;

    • Consuma carnes magras (despreze a pele, ou a gordura visível)

    • Evite o álcool e não abuse do café;

    • Não fume;

    • Não abuse de doces e frituras;

    • Evite refrigerantes e bebidas doces;

    • Consuma sal com moderação;

    • Faça atividade física regularmente mínimo 3 x por semana, mínimo 30 minutos/dia;

    • Mantenha seu peso corporal dentro dos limites desejados;

    • Fracione as refeições consumindo pequenos lanches entre o almoço e jantar;

    • Consuma pelo menos 2 porções diárias de leite e derivados;

    • Não pule refeições.

 

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