+ Centrho

Dicas de Saúde

Dr. Feitosa responde
Gripe
Tomar ou não a vacina da gripe?

A gripe é uma doença respiratória produzida pelo vírus influenza, que pode causar infecções de moderada intensidade e, eventualmente, evoluir para quadros mais graves. Os grupos que podem sofrer mais complicações com a gripe são: idosos, crianças, portadores de doenças pulmonares e cardiológicas crônicas ou insuficiência renal, diabéticos ou qualquer outra doença que interfira com a resposta imunológica. Nesses casos, pode haver evolução para infecções bacterianas, como pneumonias, otites, sinusites, ou então, piora do quadro clínico das doenças de base.

 

Os sintomas mais comuns da gripe são febre, dores musculares e de cabeça, coriza, tosse e cansaço fácil. Às vezes, alterações digestivas (vômitos, náuseas e diarréia) podem estar presentes. O vírus é transmitido principalmente por meio de gotículas que eliminamos quando espirramos ou tossimos, mas é possível adquirir a gripe através do contato com superfícies contaminadas. A melhor forma de prevenção da doença é a vacinação, que deve ocorrer nos meses do outono. Dessa forma, ao chegar o inverno, período de maior transmissão da gripe, o corpo já possui níveis de anticorpos capazes de evitar a contaminação contra os três tipos diferentes de vírus influenza contidos na vacina. Além das pessoas que estão sob maior risco da infecção, outras situações podem requerer vacinação, como as gestantes que irão dar à luz no período de inverno. Pessoas que convivem com indivíduos de alto risco para complicações da gripe também devem se vacinar. Finalmente, qualquer indivíduo que queira, pode se prevenir da gripe com o uso da vacina.

 

Vale ressaltar que a vacina não protege contra o resfriado comum, nem sintomas de alergia que podem surgir no período de inverno. Além disso, a vacina leva algumas semanas para produzir anticorpos, desta forma um indivíduo recém- vacinado pode ainda estar vulnerável.

 

Pessoas com antecedentes de alergia grave ao ovo, história de alergia ou efeitos colaterais graves após aplicações anteriores da vacina de gripe, crianças com menos de 6 meses e pessoas que estejam com febre não devem se vacinar. Em caso de dúvidas, busque sempre informações com profissionais da área.

 

Copyright © Centrho Integrado de Saúde, 2009.
Todos os direito reservados.
Desenvolvido por MTODOS